Fiscalização mais rígida ´incendeia´ mercado de extintores veiculares

Ítem indispensável na hora da fiscalização
Arquivo

A intensificação na fiscalização dos itens de segurança de veículos neste final de ano, "incendiou" o mercado de extintores em Ilhéus. Ontem, a reportagem do Jornal Bahia Online percorreu todos os postos de combustíveis da cidade que comercializam o ítem e não encontrou nenhuma unidade para reposição. "A procura foi intensa no final de semana. Não deu para quem queria", disse Orlando Aragão, frentista. O reabastecimento deve ocorrer nesta quinta, com  a retomada e o funcionamento das empresas credenciadas para tal finalidade.

Existem dois tipos de extintores de incêndio automotivos no mercado. Um tem validade de um ano e é usado em carros fabricados antes de 2004. O outro, para automóveis fabricados depois desta data, é válido por cinco anos. O extintor de incêndio do seu carro está em dia?"A única coisa que a pessoa precisa fazer é verificar de seis em seis meses as informações que estão no próprio extintor, como a pressão e a data de validade dele.

É bom olhar o seu. O proprietário do carro que não tiver um extintor ou circular com o equipamento descarregado ou fora do prazo de validade está cometendo uma infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de motorista.